SOBRE NÓS
O ComPIT é uma iniciativa que, através de uma plataforma online, promove, no âmbito do PIT, a concretização de experiências sócio-profissionais em contexto real de trabalho, e que pretende ser uma ferramenta de trabalho para professores e empresas promotoras de uma educação e empregabilidade mais inclusiva.
Pretende-se também disponibilizar nesta plataforma informações sobre o PIT, e alguns recursos como: modelos de suporte e orientação aos procedimentos para elaboração de documentação necessária à implementação do PIT; protocolo de colaboração entre o agrupamento e a empresa; avaliação de competências do aluno; avaliação do processo, assim como, enquadramento e orientação legal. Tenciona-se ser um mediador entre alunos e empresas, com o objetivo de facilitar a pesquisa de oportunidades de experiências vocacionais significativas para o aluno na comunidade, e assim, desenvolver um projeto de vida com qualidade, adequado às expectativas de cada um e que se traduza no desenvolvimento de atividades socialmente úteis e significativas em contexto real de trabalho.
Este projeto surgiu no decorrer de 2020, Inclusive Community Forum (ICF) - uma iniciativa da Nova SBE, de dicada à vida das pessoas com deficiência, que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva – desafiou a Comunidade a desenvolver soluções, estruturadas e com escala, com o grande objetivo de reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa e assim transformar o panorama atual nesta área.
O Plano Individual de Transição (PIT) deve definir as etapas a percorrer e os passos a desenvolver, para que o jovem alcance, ao seu ritmo, o seu projeto de vida. A conexão das escolas com as empresas nem sempre é fácil, pelo que os alunos, na maior parte das situações, realizam os PIT não na comunidade, mas no contexto escolar, fator que compromete o processo de transição para uma vida ativa, verdadeiramente inclusiva.
Para mais informações: compit.pt@gmail.com
São gigantes estes sonhos e, por isso, cada experiência ComPIT terá um enorme Impacto na vida de cada jovem e de cada empresa.
O regime jurídico para a educação inclusiva prevê, no Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que os alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão, nomeadamente com necessidade de adaptações curriculares significativas, preparem, nos últimos três anos da escolaridade obrigatória, a sua transição para a vida pós escolar. Para tal, as escolas devem desenvolver um Plano Individual de Transição (PIT), que, entre outras medidas, contempla parcerias para a empregabilidade dos alunos, para o estímulo da sua autonomia e para o reconhecimento e validação do potencial de cada um.